Notícias

Na Hora, meio milhão de pessoas atendidas


Nesta quarta-feira, às 15h, o Serviço Imediato de Atendimento ao Cidadão – Na Hora completou a marca de meio milhão de pessoas atendidas no Distrito Federal em um período de um ano e dez meses de funcionamento. A secretária Maria Cecília Landim entregou a senha à estudante Janaína de Oliveira Zilio, 16 anos, residente na Ceilândia, que foi ao local para tirar a primeira via da Carteira de Trabalho. “Se eu for bem recebida pelas empresas como aqui no Na Hora, certamente vou arrumar um emprego logo, disse Janaína, surpresa ao receber a senha da secretária e, em seguida, um buquê de flores.

Em comemoração aos 500 mil atendimentos realizados, a secretária Cecília Landim inaugurou no Na Hora a Sala da Internet, com terminais de acesso gratuito ao público. Cada interessado poderá utilizar o computador por 20 minutos, com possibilidade de imprimir três folhas de papéis por dia, para impressão de curriculum vitae ou serviços de natureza pública.

Surpresa com o número de pessoas atendidas, quase 1/4 da população do Distrito Federal, a secretária Cecília Landim parabenizou os funcionários do Na Hora, agradeceu à população que avalia o serviço diariamente e ao governador Joaquim Roriz que, segundo ela, proporciona, a cada dia, mais qualidade de vida à população. “Com o alto índice de aprovação que o Na Hora recebe da população, temos a certeza de que estamos no caminho certo, em procurar atender ao cidadão com rapidez e dignidade”, destacou a secretária.

Tudo no mesmo lugar, com qualidade e rapidez. Essa é a filosofia do Na Hora, que funciona no subsolo da Estação Rodoviária de Brasília – Plataforma D – de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19h e aos sábados das 7h30 às 13h. Ali, estão concentrados 15 órgãos, que prestam mais de 120 serviços. O cidadão tira, com facilidade e rapidez, carteiras de Trabalho e Identidade, CPF e certidões diversas, além de solicitar serviços relativos ao fornecimento de energia elétrica, água e esgoto. O tempo médio de atendimento por pessoa é de 8 minutos. E o índice de satisfação dos usuários ultrapassa a casa dos 95%. .

O serviço foi implementado pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), em junho de 2002, no contexto do Programa de Melhoria de Atendimento ao Cidadão (PMAC). A SGA treinou todos os servidores que trabalham no local para que prestem um serviço sem burocracia, com qualidade, eficiência e rapidez, num ambiente confortável, padronizado e sinalizado visualmente. Além disso, há a Avaliação de Desempenho, em que o servidor recebe uma Gratificação de Atendimento ao Público (GAP). Desse modo, segundo observa Cecília Landim, o Na hora valoriza o servidor público, que recebe incentivos por desempenho para oferecer atendimento de alta qualidade.

Outras notícias