Evolução histórica de implantação das Centrais no Brasil

Tem-se notícia do surgimento da primeira Central de Atendimento Integrado no Estado de Santa Catarina, em setembro de 1991. Porém, nos módulos que conhecemos atualmente, a primeira experiência marcante ocorreu no estado da Bahia em 1995. A disseminação para outros Estados tornou-se mais intensa a partir de 1997, com a implantação das Centrais do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Pará, e daí em diante em vários outros Estados, totalizando cerca de 23 Estados mais o Distrito Federal. Atualmente, apenas três Estados brasileiros não possuem unidades de atendimento integrado. O quadro abaixo demonstra a evolução histórica da implantação das centrais de atendimento integrado nos diversos Estados.

Estados
Nome Fantasia das Centrais
Data de Implantação
Santa Catarina SACI 09/91
Bahia Serviços de Atendimento ao Cidadão / SAC 09/95
Rio Grande do Norte Central do Cidadão 07/97
Minas Gerais PSIU 09/97
São Paulo Poupatempo 10/97
Pará SACI 11/97
Ceará Casa do Cidadão 01/98
Maranhão Shopping Cidadão 02/98
Amazonas Pronto Atendimento ao Cidadão / PAC 03/98
Pernambuco Expresso Cidadão 06/98
Rio Grande do Sul Central de Serviços do Cidadão 06/98
Goiás Vapt Vupt 10/99
Mato Grosso do Sul Central da Cidadania - Prático 11/99
Alagoas Central de Atendimento ao Cidadão / JÁ 12/00
Paraíba Casa da Cidadania 03/01
Rondônia Shopping do Cidadão 05/01
Sergipe CEAC 07/01
Rio de Janeiro Rio Simples 10/01
Amapá Central de Atendimento Popular / CAP 01/02
Distrito Federal Na Hora 06/02
Piauí Espaço Cidadania 05/02
Mato Grosso Ganha Tempo 04/03
Vitória-ES Centro Integrado da Cidadania / CIC 10/03

Fonte: SAC/DOS, junho/2003 (adaptado de trabalho apresentado pela palestrante Emília Maria Gonçalves no V Encontro das Centrais de Atendimento Integrado ocorrido em julho de 2003).