O Governo do Estado de São Paulo, através do Programa Poupatempo, estabeleceu um novo padrão em serviços públicos, que facilita o acesso a informações públicas, reunindo vários órgãos e entidades públicas num único local, oferecendo ao cidadão um atendimento diferenciado, eficiente e de qualidade. Em setembro de 2002, o Programa Poupatempo lançou-se a mais um desafio: levar a experiência bem-sucedida do atendimento prestado nos Postos Poupatempo - que nos três últimos anos (2003, 2002 e 2001), segundo a Pesquisa Ibope, obteve 99% de aprovação juntos aos usuários - para a Internet. Nesse sentido, o Programa Poupatempo instalou o projeto piloto e-poupatempo, um espaço onde o cidadão pode realizar serviços públicos disponíveis na Internet com orientação de funcionários para a execução dos serviços, no Poupatempo Guarulhos. Atualmente, há uma unidade do e-poupatempo em operação no Poupatempo Ribeirão Preto. O Governo Eletrônico no Estado de São Paulo oferece atualmente cerca de 300 serviços públicos e, desses, cerca de 80 já estão sendo monitorados na sala do e-poupatempo quanto à sua disponibilidade, tempo de resposta, terminologia utilizada, excesso de dados e requisitos solicitados ao usuário, excesso ou falta de informações fornecidas, entre outros itens. Além disso, este projeto piloto visa também conhecer o perfil do usuário deste serviço, bem como as barreiras encontradas pelo cidadão para sua realização. Com o e-poupatempo, atualmente, os cidadãos já podem realizar, via Internet, serviços da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Secretaria de Estado do Meio Ambiente & CETESB, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Secretaria de Estado da Fazenda. |