Trabalhadores buscam atendimento no posto do TRT no CIC

Rosa Blackman

O posto de atendimento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), inaugurado na última segunda-feira (02) no Centro Integrado de Cidadania (CIC), em Itararé, registrou, apenas nas quatro primeiras horas desta terça-feira (03), quatro reclamações trabalhistas. Número considerado acima das expectativa dos funcionários do órgão. O posto irá funcionar de segunda a
sexta, das 7 às 19 horas.

O posto do TRT irá ajudar os trabalhadores que precisam e querem ganhar tempo no encaminhamento de ações trabalhistas. Ao chegar ao balcão de atendimento, o cidadão pega a senha e é encaminhado, imediatamente, aos funcionários que prestarão as informações básicas e/ou esclarecimentos sobre o caso.

Se a situação for de atermação - que é reduzir a termo a reclamação trabalhista - o trabalhador já deixa o local sabendo qual o horário e a Vara do Trabalho, em que será realizada a audiência. "Aqui, o problema é realmente encaminhado", comentou a funcionário do Tribunal Marina Gouvêa
Nascimento.

Inicialmente, o posto do TRT prestará os serviços de informações sobre o andamento de processos, atermação de ações trabalhistas e informações gerais referentes à justiça do trabalho.

O Centro Integrado de Cidadania (CIC) funciona na rua Marins Alvarino, 60, em Itararé, ao lado do Campo do Caxias. Os telefones de plantão são 3382-5484 e 3382-5485.  O local está aberto das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira.

O CIC possui rampas, elevadores e sinalização para pessoas com deficiências físicas. Os funcionários passaram por cursos de capacitação, dentre eles em linguagem braille e de sinais para atender aos portadores de necessidades especiais, aos idosos e ao público em geral.