Poupatempo recebe visita de representantes do Governo do Espírito Santo

Representantes do Governo do Estado visitam Central de Atendimento
O grupo faz parte da comissão criada para a implantação da primeira Central no Estado

Representantes de 15 órgãos estaduais estão em São Paulo realizando visitas a unidades do ‘Poupatempo’, para conhecer de perto o funcionamento da Central de Atendimento Integrado ao Cidadão. O objetivo do Governo é inaugurar, até o final de 2008, a primeira Central do Estado do Espírito Santo, em Cariacica.

A implantação da Central de Atendimento é uma das prioridades previstas no Planejamento Estratégico 2025 do Governo do Estado e vai reunir, em um único local, representações de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada, para a prestação de serviços presenciais ao cidadão.

As unidades do ‘Poupatempo’ visitadas pelos representantes capixabas, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), são as de Santo Amaro e São Bernardo do Campo, municípios que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo.

Além das visitas, cada representante das secretarias e órgãos do Espírito Santo, que estão em São Paulo, irão conversar com os representantes das secretarias e órgãos afins. "O técnico do Detran do Espírito Santo vai estar com membros do Detran de São Paulo, por exemplo. O encontro é para que os técnicos capixabas conheçam os procedimentos adotados por cada órgão para a implantação e o sucesso da Central de Atendimento ‘Poupatempo’, explicou a técnica do Grupo Gestor de Implantação da Central de Atendimento no Espírito Santo, Miriam Santos Cardoso.

A Central de Atendimento Integrado ao Cidadão existe em 23 estados da Federação. Em São Paulo, são dois milhões de atendimento por mês, com 95% de aceitação da população.

Serviços de expedição de documentos, como carteira de trabalho, de identidade, motorista e CPF, serão disponibilizados na Central, além de espaço bancário para o pagamento de taxas e tributos; espaço para o atendimento jurídico, com Delegacia de Polícia, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça; atendimento fazendário; serviços de abertura e fechamento de empresa; proteção e defesa do consumidor; dentre outros.

A primeira Central de Atendimento Integrado do Espírito Santo será construída ao lado do Terminal de Campo Grande, em Cariacica. A previsão é de que as obras tenham início no primeiro semestre de 2008 e estejam finalizadas até o fim do ano.

Comissão
Os técnicos capixabas que estão em São Paulo fazem parte da recém criada Comissão de Representantes dos Órgãos Parceiros para Implantação da Central de Atendimento Integrado – Unidade Cariacica, instituída a partir da Portaria nº 248, de 30 de julho de 2007.

As secretarias e órgãos que compõem a comissão são: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest), Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).

Fazem parte, também, a Companhia de Transportes Urbano da Grande Vitória (Ceturb-GV), Junta Comercial, Polícia Civil, Instituto de Obras Públicas (Iopes), Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/ES), Delegacia Regional do Trabalho (DRT/ES), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Tribunal Regional Eleitoral (TER/ES), Prefeitura Municipal de Cariacica, Escelsa, Oi/Telemar e o Sindicato dos Notários e Registradores Civis (Sinoreg/ES).

A comissão tem a finalidade de realizar atividades de planejamento, implantação e manutenção da qualidade da Central, especificamente sobre os serviços de sua Secretaria ou órgão.

Clarissa Scárdua
Da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Governo do Estado do Espírito Santo