Notícias

Em dia voltado para a acessibilidade, Governador Geraldo Alckmin entregou certificado a jovens da APAE e inaugurou terminal de acesso universal no e-poupatempo

Inclusão digital é inclusão social. Com esse objetivo, o Poupatempo firmou parceria com a Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) de Guarulhos para a realização do curso "Interação com a Internet - acesso, navegação e noções de desenvolvimento", cuja primeira turma de formandos recebeu hoje, dia 22 de setembro, do Governador Geraldo Alckmin e do ator Marcos Frota, que atualmente interpreta um deficiente visual na televisão, o certificado de conclusão.

Todo o projeto foi desenvolvido no Poupatempo Guarulhos. O curso foi realizado junto a 17 jovens da APAE - Guarulhos,

Foto do governador entregando o certificado para um dos alunos da APAE

inclusive com alguns que já atuam no mercado de trabalho, no período de 12 de maioa 20 de setembro, contando com a orientação de universitários voluntários em conjunto com uma instrutora de informática da Associação. Nesse projeto, os participantes aprenderam a utilizar o computador, a navegar na Internet, buscar assuntos de interesse, comunicar-se por e-mail, entre outras coisas.

O projeto contagiou também os demais jovens da Associação, estimulando em muitos deles um maior interesse pelos estudos, uma vez que ser alfabetizado é pré-requisito para a participação. Em outubro, devem ser iniciadas novas turmas.

Foto do ator Marcos Frota abraçando um dos jovens.

Terminal de Acesso Universal

Na ocasião, o Poupatempo também inaugurou, com o apoio da Intel, a primeira estação de Internet com Acessibilidade Universal. Equipada com software e hardware especiais, a estação pode ser utilizada por portadores de deficiências visuais, auditivas, cognitivas, motoras e outras cujos equipamentos padrão não atendem. Isso significa que pessoas cegas ou com baixa visão acessam na sala e-poupatempo aos serviços eletrônicos através de softwares leitores de tela, as mesas e monitores reguláveis estão preparadas para receber os cadeirantes, mouses e teclados especiais podem atender perfeitamente ao manuseio por portadores de Mal de Parkinson ou Alzheimer.

Laboratório de Acessibilidade e Manual

O Laboratório de Interação Homem-Computador instalado no Poupatempo Guarulhos, uma parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), e que realiza testes de usabilidade nos sítios do Governo do Estado visando a facilitar a navegação dos usuários, será ampliado nesta quinta-feira, passando a contar também com o Laboratório de Acessibilidade Digital.

Com ele, será possível atender de maneira mais adequada ao público portador de necessidades especiais, orientando os projetistas neste sentido.

Com este objetivo, foi lançado também o "Manual de Acessibilidade para a Internet", que oferece aos projetistas recomendações para a criação de sítios e serviços com acessibilidade.

Foto de Lars Grael à direita cumprimentado um dos concluentes do cursoFoto do Diretor Presidente da Prodesp,  Paulo Varella, à direita, entregando o certificado ao aluno da APAE.Foto da Assessora-Chefe do Poupatempo, Vera  Tokairim, abraçando uma das jovens concluentes do curso

Protocolo de Intenções entre o Governo Paulista e Intel foi assinado na última
terça-feira, 20

O governador Geraldo Alckmin e o presidente Mundial da Intel Corporation, Craig Barrett, assinaram na última terça-feira, dia 20 de setembro, um Protocolo de Intenções para que a Intel contribua com suporte técnico em diversos projetos de tecnologia do Governo paulista.

Além da implantação do Terminal de Acessibilidade Universal e da expansão do Laboratório de Interação Homem-Computador, a Intel estuda auxiliar na implantação de outros projetos, como Programa "Governança Municipal" que visa a implementação de infra-estrutura tecnológica em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O projeto promoverá inclusão digital e social e deve beneficiar dez cidades até o final de 2005. Há ainda a previsão de implantação da Praça de Tecnologia e Arte, no futuro e-poupatempo Itaquera, e também do e-poupatempo wifi, que deverá atender no Poupatempo Sé, utilizando tecnologia sem fio.

O governo e a Intel também estudam a implantação do programa "Aluno Técnico" junto a jovens do ensino médio da rede pública em 2006. O projeto permitirá a entrada dos jovens no mercado profissional por meio do trabalho nos laboratórios de informática das escolas públicas.



 


Outras notícias