Saúde intensifica ações contra o fumo no Ganha Tempo

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com o Oncocentro – Centro de Oncologia de Mato Grosso —, desenvolve ações dirigidas ao combate ao fumo no Ganha Tempo, em Cuiabá. O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi comemorado dia 29 de agosto, porém a Ses enfoca esse tema na expectativa de atingir os usuários do Ganha Tempo. Em média são atendidas 1.200 pessoas/dia no local.

A campanha com o slogan “Fumar é gol contra” tem como meta atingir e orientar a população que passa pela Praça da República e aos usuários do Ganha Tempo sobre os malefícios e riscos à saúde causada pelo tabaco. Estão sendo distribuídos durante todo o dia panfletos e materiais explicativos e apresentações de teatro de fantoches sobre as formas de prevenção ao tabagismo.

A Ses tem como público alvo os jovens fumantes. Pesquisas apontam que 90% dos adultos fumantes começaram a fumar quando jovens. A falta de informação sobre efeitos e riscos do uso do tabaco é apontada como outra agravante.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada hora, no Brasil, morrem em média 20 pessoas - e cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente - em decorrência dos problemas ocasionados pelo tabagismo.

O Governo do Estado desenvolve diversos programas de prevenção (campanhas educativas) e de capacitação na área de saúde para técnicos, servidores e agentes comunitários - que se tornam multiplicadores das ações de prevenção à ação primária do câncer ocasionado pelo uso do tabagismo.

São doenças causadas pelo fumo o câncer, enfisema pulmonar, hipertensão arterial, derrames e problemas cardíacos. Das mortes por câncer de pulmão, 90% são atribuídas ao uso do cigarro. Nas mulheres fumantes, o cigarro causa ainda o câncer de colo de útero, a menopausa precoce e a infertilidade.

Outras notícias