Notícias

Aganp estuda implantação de cartório digital nas agências Vapt Vupt

A Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (Aganp) já iniciou os estudos para implantar, nas unidades Vapt Vupt de Goiânia, alguns serviços oferecidos pelos cartórios. Trata-se do projeto Cartório Digital, desenvolvido pela Diretoria de Informática do órgão. Inicialmente, a idéia é levar os serviços de reconhecimento de firma, de abertura de novas firmas e de autenticação de assinaturas em documentos. Os dados coletados neste atendimento serão digitalizados para integrar o Banco de Dados do Cidadão, criado pela Aganp.

“Assim, todas as vezes que o contribuinte solicitar algum serviço ao governo estadual ou for resolver pendências, seus dados já estarão arquivados no sistema da administração pública”, comenta o presidente da Aganp, Manoel Xavier Ferreira Filho. Segundo Ferreira Filho, no momento, técnicos da área de informática estão em busca da melhor tecnologia para estruturar, de forma segura, o banco de informações. Conforme o projeto elaborado, somente o cidadão poderá autorizar a utilização de seus dados pessoais.

Parecer positivo – O estudo de implantação das subunidades dos cartórios nas agências Vapt Vupt foi autorizado recentemente pelo 1º juiz corregedor Carlos Alberto França. No momento, tabeliães dos 12 cartórios de Goiânia são consultados a respeito da possível implantação do quiosque de atendimento nos Vapt Vupts da capital. Apesar de existirem alguns entraves legais – como o que impede a abertura de filiais dos cartórios –, a idéia tem entusiasmado os escrivães públicos, pois tudo indica que essas subunidades não terão caráter de filial.

 

 

Outras notícias