Notícias

Responsabilidade social mobiliza servidores nos Vapt Vupts

A Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (Aganp), por meio das unidades de atendimento rápido Vapt Vupt, tem desenvolvido uma série de ações de cunho social. Prova disso são as atividades realizadas em nove Vapt Vupts espalhados pelo Estado. Orfanatos, asilos e creches são alguns dos locais escolhidos pelos colaboradores das centrais de atendimento para fazerem visitas e doações. A vontade de ajudar surgiu do contato direto dos trabalhadores com a comunidade, algo proporcionado pela troca de informações e experiências na hora do atendimento. Os projetos começaram a ser executados em 2003 e de lá para cá, centenas de pessoas têm sido beneficiadas.

Algumas iniciativas merecem destaque, como a do Vapt Vupt de Valparaíso. Neste ano, um grupo de 25 colaboradores iniciaram o Projeto Amigo Digital, que oferece aulas de informática a jovens carentes ministradas pelos próprios servidores. O curso de três módulos tem duração de nove meses e é realizado todos os sábados, depois que o expediente se encerra nas dependências da central de atendimento. Além de aprender informática, os alunos são orientados quanto ao mercado de trabalho, recebem dicas de como se vestir corretamente e ainda ficam sabendo qual linguagem deve ser utilizada no momento de uma “provável entrevista”. “O projeto desenvolvido é fascinante. 80% dos nossos servidores participam diretamente das atividades. O envolvimento é geral”, afirma Rosemeyre Aparecida, Coordenadora do Vapt Vupt de Valparaíso.

A creche Sopão do Coração e o Projeto Social de Capoeira e Arte Circense, ambos desenvolvidos por ONGs em Águas Lindas, têm recebido intenso apoio dos colaboradores do Vapt Vupt instalado na cidade. Graças à mobilização da equipe de 76 servidores, a creche foi reformada e parte de suas despesas tem sido custeadas pelo grupo. As 30 crianças matriculadas também são visitadas todos os meses e o repasse de alimentos é feito com freqüência. Já o Projeto Social de Capoeira e Arte Circense – que trabalha com jovens de até 24 anos – é auxiliado com a entrega semanal de lanche.

Em Goiânia, cerca de 75 crianças da Associação de Serviços à Criança Excepcional de Goiânia (Ascep) são ajudadas pelo Vapt Vupt da Cidade Jardim. “Começamos o projeto este ano para sensibilizar os trabalhadores, já que a maioria das crianças foi abandonada por seus pais. Queríamos conhecer essa realidade para contribuir de algum modo”, diz a Coordenadora, Maria Gorete da Silva. Em evento realizado em junho deste ano, o grupo de 30 servidores doou produtos de higiene pessoal, roupas e alimentos.

Contagem Regressiva – Os Vapt Vupts de Anápolis, da Central do Servidor (Goiânia), Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Jataí e Trindade também doam alimentos, agasalhos e materiais escolares para creches e asilos. Outro item da pauta é a realização de eventos em datas comemorativas. No momento, servidores dos Vapt Vupts de Itaberaí e Mineiros estão em contagem regressiva para começar suas ações de responsabilidade social. Nessas centrais de atendimento as atividades vão começar em outubro.

 

Outras notícias