Cidadania e Inclusão Digital

Promover a cidadania e a inclusão digital são um dos objetivos da Secretaria da Ouvidoria-Geral e do Meio Ambiente (Soma). Para atingir seu objetivo, a Soma dispõe de suas unidades móveis, que proporcionam o acesso das populações de baixa renda à tecnologia da informação e a emissão gratuita de documentos. “Para alcançarmos esses objetivos, as unidades estão sempre visitando municípios, escolas e entidades. Até julho de 2004, as unidades já estiveram em 32 municípios e em 14 bairros de Fortaleza”, informa o secretário da Soma, José Vasques Landim. Fiel a essa filosofia de trabalho, a Escola Dom Antônio de Almeida Lustosa solicitou e está recebendo a prestação de serviço das unidades móveis da Soma: Caminhão I do Cidadão, em Defesa da Ecocidadania e a Ilha Digital Móvel. O atendimento à sociedade acontece de 04 a 12 de agosto, das 8 às 14 horas.

A Escola Dom Lustosa está estrategicamente localizada no bairro Edson Queiroz - Rua Adolfo Moreira de Carvalho, S/Nº, que pertence à SER VI (Secretaria Regional VI), uma das mais populosas de Fortaleza: aproximadamente 25 mil pessoas residem nessa área. “A Escola está completando 30 anos e possui 1.600 alunos. Atendemos as comunidades do Dendê, Rocinha, Gelo, Baixada e Edson Queiroz. Daí a importância de incluirmos na programação de comemoração dos 30 anos, a prestação de serviços à comunidade”, comenta o diretor da Escola, Augusto Carlos Monteiro Neto.

Serviços - O Caminhão I do Cidadão vai emitir, gratutitamente a primeira via da Carteira de Identidade e Folha Corrida. A Ilha Digital Móvel, cujo acesso também é gratuito, está equipada com impressora e cinco microcomputadores. Cada pessoa tem direito a 20 minutos de acesso. A Ilha Digital Móvel permite às pessoas a oportunidade de se interligarem com o mundo por meio da rede mundial de computadores (Internet). O Governo do Estado, por meio da Soma, já implantou 21 Ilhas Digitais (fixas) e pretende, até o final do ano, inaugurar mais seis unidades. O custo das Ilhas Digitais Fixas é subsidiado: o preço por uma hora de consulta é R$ 0,50 para estudantes e profissionais da rede pública de ensino. Demais usuários R$ 1,00.

Documentos – Para a emissão da Carteira de Identidade é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original e xerox), duas fotos 3x4 (recentes e iguais). Menores de 16 anos devem estar acompanhados do pai, mãe, ou de um responsável legal, portando carteira de identidade. Para a emissão da Folha Corrida é preciso apresentar a carteira de identidade (original ou cópia autenticada).

Outras notícias